Array
Estruturas de Transporte Primário

Canal Condutor Geral (CCG)

O Canal Condutor Geral (CCG) tem início na tomada de água da barragem da Meimoa, destinando-se a abastecer as tomadas de água, quer das estruturas de compensação, quer das derivações diretas para as redes secundárias de rega.

O Canal Condutor Geral dispõe de sistemas de filtragem automáticos e comportas para manter o nível de água, obtendo-se desta forma a pressão constante nas condutas, evitando assim o seu rebentamento e garantindo o volume e pressão necessários.

O caudal de dimensionamento do CCG é de 9,4 m3/s.

Canal do Escarigo (T4)

O Canal do Escarigo tem início na tomada T4 do CCG, tem um desenvolvimento de 6,2 km e termina no reservatório do Escarigo, que faz a compensação dos caudais para toda a água servida pelo canal. Nas tomadas C.4.1 e C.4.2 derivam caudais directamente do canal para a rede secundária em pressão, e para tomada C.4.3 a partir do reservatório da extremidade.

O caudal de dimensionamento do canal do Escarigo é de 1,562 m3/s.

Estruturas de Compensação

Canal Reservatório da Meimoa (T2)

É um canal-reservatório com origem na tomada T2 do canal condutor geral, com bermas de nível e 5km de desenvolvimento, que abastece as tomadas C.2.1 e C.2.2 da rede secundária de rega podendo fazer a compensação de caudais para a área que lhes corresponde.

O caudal de dimensionamento do canal reservatório da Meimoa é de 0,789 m3/s.

Barragem do Escarigo

A barragem do Escarigo é uma barragem de terra homogénea.

Reservatório de Belmonte (T6)

O reservatório de Belmonte é semiescavado, com forma rectangular, com revestimento interior em geomembrana de PEAD, uma estrutura de entrada, uma tomada de água para rega equipada com um sistema de filtração por tamisador e uma descarga de fundo.

A supervisão e automatização da manobra dos equipamentos hidromecânicos faz-se a partir da sala de comandos.

O reservatório de Belmonte destina-se a fazer a compensação dos caudais que lhe são transferidos do CCG, e abastece a tomada T6.

Reservatório do Monte do Bispo (T7)

O reservatório do Monte do Bispo é um reservatório de terra homogénea. Este reservatório destina-se a armazenar os volumes de água existentes em excesso no CCG. Inicia-se a conduta principal (tomada 7) responsável pelo abastecimento do bloco de Caria.

Reservatório de Peraboa (T8)

O reservatório de Peraboa tem um arranjo geral compreendendo um reservatório semi-escavado com revestimento interior em geomembrana de PEAD, uma estrutura de entrada, uma tomada de água para rega equipada com um filtro do tipo tamisador, e uma descarga de fundo.

A supervisão e automatização da manobra dos equipamentos hidromecânicos faz-se a partir da sala de comando.

Reservatório do Ferro (T9)

O reservatório do Ferro encontra-se afastado do CCG cerca de 250m, sendo a diferença de cotas entre o CCG e o reservatório, conforme referido, da ordem dos 25m.

O reservatório tem um arranjo geral compreendendo um reservatório semiescavado com revestimento interior com geomembranas de PEAD, na estrutura de entrada, uma tomada de água por rega equipada com um filtro do tipo tamisador e uma descarga de fundo.

A supervisão e automatização da manobra dos equipamentos hidromecânicos faz-se a partir da sala de comando.

Reservatório do Fundão (T10)

O reservatório do Fundão tem um arranjo geral compreendendo um reservatório semiescavado com revestimento interior em geomembrana de PEAD, uma estrutura de entrada, uma tomada de água para rega equipada com um filtro do tipo tamisador e uma descarga de fundo.

A supervisão e automatização da manobra dos equipamentos hidromecânicos far-se-á a partir da sala de comando.

Reservatório da Fatela (T11)

O reservatório da Fatela tem um arranjo geral compreendendo um reservatório semiescavado com revestimento interior em geomembrana de PEAD, um estrutura de entrada, uma tomada de água para rega equipada com um sistema de filtração por tamisador, e uma descarga de fundo.

Deste reservatório parte a conduta C.15 para a rega do bloco de Fatela.

A supervisão e automatização da manobra dos equipamentos hidromecânicos far-se-á a partir da sala de comando.

Reservatório da Capinha (T12)

O reservatório da Capinha tem um arranjo geral compreendendo um reservatório semiescavado com revestimento interior em geomembrana de PEAD, um estrutura de entrada, uma tomada de água para rega equipada com um sistema de filtração por tamisador, e uma descarga de fundo.

A supervisão e automatização da manobra dos equipamentos hidromecânicos far-se-á a partir da sala de comando.

Barragem da Capinha

A barragem da Capinha constitui estrutura de armazenamento terminal do CCG, destinando-se apenas ao abastecimento público.

Esta barragem localiza-se na Ribeira das Poldras, pertencente à bacia hidrográfica do rio Tejo, na freguesia de Capinha, do concelho do Fundão, no distrito de Castelo Branco e é explorado pelo IMAG.

A barragem da Capinha está integrada na rede primária de rega, considera-se nesta infraestrutura que o CCG tem também como função assegurar a adução do sistema Sabugal-Meimoa à albufeira e depois ao Fundão.