Array
Caracterização

Aproveitamento Hidroagrícola

Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira (AHCB) é gerido pela Associação dos Beneficiários da Cova da Beira, sendo a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) a Autoridade Nacional do Regadio (ANR).

Caracterização

O Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira destina-se a beneficiar uma área de cerca de 12.500 hectares (ha) através da rega em pressão. O AHCB tem como principal objetivo a rega, proporcionando o fornecimento de água para o abastecimento público e agrícola, bem como a produção de energia elétrica.

As Infraestruturas Hidráulicas do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira subdividem-se em:

  • Estruturas de Armazenamento - Barragem do Sabugal e da Meimoa
  • Estrutura de Transferência - Circuito Hidráulico Sabugal – Meimoa
  • Estrutura de Produção de Energia Elétrica - Central Hidroelétrica Sabugal – Meimoa
  • Estruturas de Transporte Primário - Canal Condutor Geral e Canal do Escarigo
  • Estruturas de Compensação - Reservatórios dos Blocos de Rega
  • Estruturas de Distribuição Secundárias de Rega - Blocos de Rega

O Sistema de Armazenamento é constituído pelas albufeiras do Sabugal e da Meimoa, em que o caudal transferido entre elas é através do Circuito Hidráulico Sabugal – Meimoa. A principal Infraestrutura de Transporte de caudal, com início na barragem de Meimoa, é o Canal Condutor Geral (CCG), que dispõe de um comprimento de cerca de 57 km, assim como constitui a Rede Primária de Rega do Aproveitamento Hidroagrícola (AH).

Com vista a evitar o gasto de energia com a elevação de água, o CCG foi implantado à meia encosta o que permite regar por aspersão, com uma pressão mínima de 3,5 kgf/cm2, com carga natural sem qualquer consumo de energia gasto na elevação.

Associado ao CCG encontram-se diversas Estruturas de Compensação dos volumes transportados, constituídas por reservatórios, a barragem do Escarigo e o canal reservatório da Meimoa.

A partir das tomadas diretas no CCG, ou associadas a estruturas de compensação (reservatórios), desenvolvem-se as Redes Secundárias de Rega que distribuem a água aos prédios beneficiados, integrados nos diferentes Blocos de Rega.

Bloco de Rega da Meimoa: 3.400 ha beneficiados
Bloco de Rega de Caria / Belmonte: 3.177 ha beneficiados
Bloco de Rega do Sabugal: 121,50 ha beneficiados
Bloco de Rega da Covilhã: 1.643 ha beneficiados
Bloco de Rega do Fundão: 2.021 ha beneficiados
Bloco de Rega da Fatela: 1.133,50 ha beneficiados
Bloco de Rega da Capinha: 864 ha beneficiados