A Associação dos Beneficiários da Cova da Beira (ABCB), que tem a seu cargo a exploração e a conservação do aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira, irá homenagear o Jornal do Fundão durante o Encontro Regadio 2024, que se realiza a 26 e 27 de novembro, no Fundão.
A comissão organizadora do evento, inserido nas XV Jornadas FENAREG (Federação Nacional de Regantes), decidiu prestar esta homenagem "por unanimidade", declara Paulo Silveira, da ABCB.
"Inserido no território de cinco concelhos (Fundão, Belmonte, Penamacor, Sabugal e Covilhã), o Regadio demorou perto de 50 anos a ser construído, sendo que foi o antigo fundador e diretor do Jornal do Fundão, António Paulouro, o pioneiro dessa luta, nas páginas deste jornal regional. Sugiro a leitura do livro 'Crónicas das águas que passam', que relata toda esta luita e esta história - editado pelo Jornal do Fundão, que está esgotado e até sugiro a sua reedição. A concretização desta grande infraestrutura, essencial para a região, muito se deve ao Jornal do Fundão", afirma Paulo Silveira.
O responsável assinala ainda que a primeira notícia foi publicada em 1950, expondo as vantagens do que poderia ser a construção do Regadio da Cova da Beira. "É por isso uma homenagem mais do que merecida e inteiramente justa. Uma luta iniciada antes do 25 de Abril de 1974, tendo-se conhecido inúmeros Governos, mas nunca abandonada pelo Jornal", destaca.